sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Sobre a "Edição verde" do jornal Metro

Quem é frequentador assíduo dos transportes públicos sabe que, nos últimos dois anos, a quantidade de jornais diários gratuitos deve ter triplicado.

Até as acho iniciativas louváveis (umas mais do que outras) que contribuíram, com certeza, para uma maior elucidação do português-orgulhosamente-ignorante (confesso que há alturas que são a minha única fonte e informação) tornando-o num português-estou extremamente-informado-sobre-tudo-o-que-me-rodeia-embora-não-faça-a-mais-pálida-ideia-de-onde-fica-Myanmar. No entanto faz-me alguma confusão a quantidade de papel que é gasto nestas tiragens gigantes, já para não falar na quantidade de lixo que fazem (nas carruagens, nas estações, no chão... ou seja, em todo o lado menos nos caixotes).

De todos estes jornais, há que ser justo, o Metro tem sido o mais preocupado com as questões ambientais. Lembro-me que, há já alguns meses, uma das páginas publicitárias sugeria aos leitores que partilhassem o jornal, de forma a reduzir a quantidade lixo produzida.

Pois bem, esta semana, a edição de segunda feira foi uma "edição verde"!
As páginas eram literalmente verdes e sob o lema "se todos os leitores do Metros..." iam dando conselhos como "deixassem o carro em casa uma vez por semana evitariam a emissão de 4.8 mil milhões de kg de CO2 e gastariam menos 800 mil litros de gasolina", ou se "baixassem o aquecimento da casa em 1º poupariam mim milhões de kg de CO2", etc, etc, etc.

Tudo isto seria muito bonito não fossem as incoerências entre dicas e notícias em algumas páginas:
Exemplo 1
-Dica: "A produção de arroz é uma das principais causas das emissões de metano. Se os 20 milhões de leitores do Metro substituírem, ao almoço, o arroz pela batata, as emissões nocivas diminuiriam 12,5 milhões de kg"
- Notícia: "Jogo on-line dá arroz a 50 mil pessoas"
Exemplo 2
-Dica: "Se todos os leitores do Metro substituíssem uma lâmpada normal por uma fluorescente de baixo consumo, evitar-se-iam 260 mil milhões de kg de CO2 por ano"
- Notícia: "Este ano o Cristo Rei vai receber, pela primeira vez, iluminação natalícia, numa estrutura com 80m de altura".

Meus amigos, decidam-se!

5 comentários:

heLder disse...

Os pormenores em que reparas, só mesmo tu ines...lol...o cristo rei com luzinhas de natal...hummmmmmm....

gralha disse...

Ai, tão lindo, hoje acordámos as duas embientalistas :P

Tens de ver que eles têm de procurar ser identos e noticiar as ocorrências.

(e a maior árvore de Natal da Europa??? Esse é o maior escândalo, vamos ver se este ano se repete)

Rita disse...

e os empregos q esses jornais gratuitos estao a gerar?? hum? ng pensa nisso?

e sim, acho lindas essas contradições ; ) gosto d ti pq vais ao pormenor da coisa. beijooo

Nuno Andrade Ferreira disse...

Vai haver árvore, mas no Porto.

Rita disse...

sim, o bcp n dorme. patrocina a arvore q este ano vai p o porto (e eu q n soubesse disto...)