terça-feira, 30 de junho de 2009

Separados à Nascença (4)


Chris Martin vs James Morrison



São os dois tão lindinhos... principalmente o Mr. Paltrow, vá.

sábado, 20 de junho de 2009

"Eise-a"


(a prova do meu minuto de fama)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem és tu?

É o que me tenho perguntado cada vez que me olho ao espelho. Não me reconheço!
Isto de cortar cabelo e mudar de óculos no mesmo dia pode ser traumático.
Se começarem a detectar em mim algum tipo de reacção esquisofrénica... já sabem do que é.

Sr. Pleonasmo (*)

É obra que, na mesma declaração, se consiga dizer que "os meus colegas apresentam uma sensibilidade política muito sensível", "tamos nessa maré, tamo nessa fase" (fala-se bem...), "por estratégia de alguns, por táctica de outros" e, the last but not the least, "tratamos (...) outros de forma muito vigorosa e muito intensiva".

Ora oiçam...



E é este senhor deputado.

Quando for grande também quero falar assim!

(*) Deputado do PS, do qual não apanhei o nome, pertencente à comissão parlamentar responsável pelo "Caso BPN" sobre o "tratamento diferenciado" dado a Vítor Constâncio.

As aparências enganam

Quando entramos na Loja do Cidadão dos Restauradores e reparamos nas centenas de pessoas que nos rodeiam temos a sensação de que poderíamos estar em qualquer país do mundo... menos em Portugal.

Afinal funciona

Na segunda-feira (à tarde) inscrevi-me no fundo de desemprego. Hoje recebi a carta a dizer que o meu pedido foi diferido. O despacho data de... segunda-feira.
Parece que há serviços da Segurança Social que funcionam. Não é o caso do balcão a Loja do Cidadão...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Quase gémeas

Hoje de 'madrugada' no laboratório de análises clínicas:

- Qual é a sua data de nascimento?
- Vinte e um do dois de mil novecentos e setenta e nove (pareço mais nova, eu sei...)
- Nem de propósito... somos quase gémeas!
- Ah é? (olha, olha... alguém que faz anos no mesmo dia que eu)
- Sim, o mesmo dia exactamente no mesmo ano!


WTF????!!! O mesmo dia, no mesmo ano?!
Isso dá o quê? 1/12 gémeas???
Pfffff...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Estaticista

Depois de me ouvir, durante uma meia-hora, explicar o que é que eu faço (ou melhor, fazia), depois de me ouvir dizer que não era planeadora nem compradora de meios, gestora de produto também não, depois de me ver acenar com a cabeça a cada descrição de funções que não eram as minhas, depois de ter feito várias pesquisas por "analista", "estudos de mercado" ou "research", depois de se ter levantado para ir pedir ajuda a uma colega, a senhora do centro de emprego chegou, finalmente, à conclusão de que a minha profissão era "estaticista".
- Veja lá se é isto: analista de amostras, faz a avaliação de universos a partir de várias fontes como entrevistas ou inquéritos!
- Hmmm... sim... é isso mesmo (mais ou menos).
- Pronto, então é "estaticista".

E é isso que sou para o IEFP.

Já estou mesmo a ver... um dia destes ligam-me a dizer que têm uma proposta para mim... num salão de cabeleireiro com requisito obrigatório saber usar cera quente!

sábado, 13 de junho de 2009

De sandaloca no pé...

...fui de Santa Engrácia à Graça, da Graça a S. Vicente de Fora, de S. Vicente de Fora à Sé, da Sé a Alfama, de Alfama a Santa Apolónia, de Santa Apolónia a Santa Engrácia... com os dedinhos intactos. Nem uma pisadela. É obra!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O meu minuto de fama

Diz que o post sobre as comemorações do 10 de Junho foi publicado ontem no "Blogues em Papel" no P2 (página 2).
Fizeram pequenas correcções ao texto e cortaram algumas partes (tudo sem autorização, claro está) mas nada de muito crítico.
Já pedi à minha mãezinha para guardar o recorte para daqui a muitos anos poder mostrar-lo aos meus netos!
Afinal já posso dizer que apareci no jornal... bem, acho que vou para os lados de Alfama comemorar a efeméride e não o Santo António que continua a não me dar razões para lhe fazer uma festa!



P.S. Thanks Maggie, se não fosse a tua mensagem o meu minuto de fama ter-me-ia passado completamente ao lado.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ora bolas...

...estava farta do outro template mas este também não me convence!

E btw, alguém me explica onde foram os "tubos" que estavam espalhados pelo blogue e que decidiram desaparecer?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ai não há???

"Muito lindo. Não há palavras para descriminar isto que está a acontecer hoje!"


Senhora que vive há 72 anos em Santarém e que estava a assistir à "triste" parada das Forças Armadas nas comemorações do 10 de Junho.

Por falar em recordes do Guiness

Como é que eu não vi logo que o "Pic-Nic do Modelo" iria servir para tentar bater o recorde do maior pic-nic do mundo???
É que se estava mesmo a ver!

Já não há pachorra...


... para as comemorações do 10 de Junho!


Para quando o fim da "triste" parada das Forças Armadas com os meninos do Colégio Militar todos empertigados, os Fuzileiros com cara de mau, ou os veículos de combate tão decrépitos que parece que se vão desfazer ali mesmo, em frente à tribuna do PR?
Para quando o fim dos discursos chatos e a soarem a falso que insistem em invocar "as glórias do passado", em enaltecer os valores dos portugueses e em depositar grandes esperanças no futuro?

Já estava na altura de dinamizarem a coisa... talvez um espectáculo de dança (podiam convidar o Marco Di Camilis para a coreografia), ou com criancinha a cantar (está na moda), ou um desfile de cabeçudos! Ah, já sei... podiam inventar uma coisa qualquer para fazer em tamanho gigante e assim bater um recorde do Guiness! Isso sim era uma comemoração à portuguesa!



P.S. Bem, este ano o nosso PR conseguiu condecorar montes de amigos... temos ex-ministros do governo do Cavaco Silva, conterrâneos do Cavaco Silva, ex-conselheiros do Cavaco Silva, professores ex-colegas de Cavaco Silva, produtores do vinho preferido do Cavaco Silva...


terça-feira, 9 de junho de 2009

The last day

Hoje é o meu último dia aqui no estaminé. Ontem fiquei a trabalhar até à meia-noite (continuem a chamar-me nomes) e tenho trabalho para outra dose.
Estou num dilema: fico a fazer mais uma noitada para tentar terminar as milhares de coisas que estão pendentes e saio daqui, pela "porta grande", com a consciência tranquila e com a sensação de trabalho cumprido ou "cago" nestes gajos todos, vou-me embora às 18h, deixo as coisas como estão, e eles que de desenmerdem (como é que isto se escreve???)... afinal foram eles que me despediram?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Separados à Nascença (3)



Ewan Mcgregor vs Marcos Perestrello


Um cantava com Nicole Kidman o outro vai ter de dar música a muita gente.
Um "escolhia a vida" o outro pode estar a caminho da "morte" (política).
Um usava uma espada de luz (ou Sabre de luz, ou lá o que é) na luta contra o "Lado Negro da Força", o outro vai ver-se negro para derrotar o Sr. Força (aka Isaltino de Morais) sem espada e, desconfio, sem sequer uma luzinha ao fundo do túnel.
O primeiro é um dos meus actores favoritos o segundo seria um perfeito desconhecido se não tivesse de levar com a cara dele, várias vezes ao dia, no percurso casa-trabalho-casa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Campeonato Nacional da Baixaria

Na semana passada fomos presenteados com um fantástico desafio de peixeirada à portuguesa em directo no telejornal da TVI (um canal já por si a feder a peixe cru) entre a nossa varina de serviço, a Manuela Moura Guedes, e não menos histérico Marinho Pinto.
3 pontos para o Bastonário da Ordem dos Advogados que conseguiu uma importante vitória fora de casa, deixando o adversário de peso quase sem resposta. Foi, no entanto, sol de pouca dura.
Na jornada seguinte, no seu melhor estilo de diarreia verbal incontrolável (que já é seu apanágio), o digníssimo senhor lembrou-se de apelar à abstenção para "expressar descontentamento em relação ao que se passa actualmente com a justiça". E lá se foram 3 preciosos pontos!
As coisas também não estiveram famosas para a equipa da TVI que foi derrotada pela ERC que, numa jogada de mestre, condenou o canal por "desrespeito de normas ético-legais".
Do lado da política, Vital Moreira continua a ter dificuldades em fazer valer o seu jogo, ou porque o advesário se mostra mais preparado, ou porque as tácticas de ataque não surtem efeito dando origem a jogadas de contra-ataque mais eficazes.

O campeonato continua assim renhido... pela negativa, as usual!

30 minutos de puro divertimento

Vi, revi e voltei a ver. Ri muito e voltei a rir. Mudei de canal repetidamente na certeza de que me continuaria a rir.

O segundo melhor programa de humor da televisão portuguesa tem a duração de 30 minutos, passa todos os dias e em todos os canais... ao mesmo tempo.

O Tempo de Antena está quase tão bom como os Contemporâneos! É pena acabar já na sexta (o que vale é que teremos mais duas eleições este ano... iupieeee).

Embora todos os partidos tenham o seu "quê" de piada destaco os seguintes sketchs:

O Partido Humanista que apela "à força da não violência". É capaz de ser a campanha mais naïf de todas.

O MMS que tem o nome mais idiota de todos (Movimento Mérito e Sociedade) assim como o cartaz (uma avestruz????), um candidato que, como ninguém conhece de lado nenhum, faz questão de apresentar o seu curriculum vitae completo (tirou o curso no ISCTE, mas com a quantidade de imagens da Católica que mostram diria que há ali alguma frustração recalcada).

O PNR volta a não desiludir e faz campanha com um perfeito exemplar da fina flor do neo-nazismo, "gritando aos sete ventos" que votar nos partidos é um perfeito disparate. Dizem outras "verdades" como "votar no PNR é votar na esperança" (de quem????), "é devolver Portugal aos Portugueses", é "defender a nossa civilização comum" (comum? a quem?). O PNR é "uma voz nacionalista no Parlamento Europeu". Oh yeah!

O POUS continua igual a si mesmo. Continua em 1974. As mesmas pessoas (com mais cabelos brancos) dizem as mesmas coisas, da mesma maneira, há 30 e tal anos (*). Quase adormeci com o discurso do "analista programador" que parecia ter acabado de acordar da sesta no sofá tal era o desarranjo do cabelo, da camisa e os olhos de sono. Teria achado realmente piada se o discurso não me fosse tão familiar... metade dos amigos dos meus pais poderiam estar ali a dizer exactamente o mesmo. A dizerem o que dizem há 30 e tal anos.

The last but not the least... o PPM. Arrisco-me a dizer que é o melhor. Não só pelo discurso mas principalmente pelo candidato que se farta de gesticular, tem um tom muito particular de falar e que, no meio de uma conversa aparentemente natural, lá tem umas paragens desastrosas para ler o teleponto (desconfio que o que eles tinham era um desgraçado qualquer a rodar cartolinas e que, em algum momento, se atrasou). Pois bem, o Sr. Frederico Duarte Carvalho diz que "está farto" e que está na altura de fazer um "revolução não violenta" (onde é que eu já ouvi isto?) e que ele e o partido podem fazer isso afinal "o PPM representa também a si (estão a imaginar o dedito a apontar para nós, não estão?) que anda autocarro, que está desempregado (estava mesmo a apontar para mim!), que não sabe que o seu voto pode mudar". "O PPM é o partido popular do povo português (não deveria então ser PPPP?) porque um rei não pode viver sem povo". Aquele dedo virado para mim quase que me convenceu.


Há também os outros partidos. Os do costume... mas esses não dizem nada de novo embora os vídeos do BE valham a pena.

Não percam! Vá lá... hoje e amanhã são os últimos dias!

(*) 30 e tal anos é a expressão mais usada por todos os partidos (da esquerda à direita)... parece que ninguém se deu ao trabalho de fazer as contas.

Notas soltas (e fúteis) do Fabuloso Mundo Tuga...

1. As nossas donas de casa portuguesas vão, finalmente, poder deixar de se queixar. Foi lançada este mês uma nova revista semanal. E é mesmo a revista que faltava já que vem preencher uma importante lacuna no nosso universo editorial - as revistas de culinária que tenham também os resumos das centenas de novelas existentes na televisão nacional. Chegou às bancas a TV & Culinária. Não percam, é uma verdadeira pérola que nos dá a conhecer, não só os dilemas da Vanda e do Raul dos Morangos com Açúcar, mas também receitas raras e difíceis como... Bacalhau com Natas ou Leite-creme.

2. Continua a valer a pena ver as novelas da TVI, não só porque são fiéis retratos da sociedade portuguesa onde toda a gente tem uma criada interna trajada a rigor, trata os pais por você, tem carros supersónicos (e estradas de primeira) que lhe permitem fazer várias viagens por dia entre o Minho e Lisboa, mas também porque representam como ninguém as situações do dia-a-dia. Afinal qual é a mulher que não se veste a rigor, calça as suas melhores botas de salto e escolhe uma das malas de pele para ir passear... para a mata?!

3. A Sonae continua a dar cartas em eventos e publicidade inovadora. Foi lançada esta semana a fantástica campanha do prometedor evento "Pic-Nic do Modelo em Lisboa", com uma fabulosa banda sonora a cargo do extraordinário Tony Carreira. A ver!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Quando for grande...

...quero ter uma chefe que leva a criança de meses para uma reunião no cliente, que leva também a mãe para que possa tomar conta do filho mas não sei antes a cravar para dar boleia às empregadas que vão à mesma reunião.
Quando for grande quero ter uma chefe que interrompe a reunião porque a criança não pára de chorar, que decide levá-la para dentro da sala e dar-lhe de mamar ali mesmo.
Quando for grande quero ter uma chefe que não se acanha a sacar uma "mama leiteira" e dar-lhe uso enquanto negoceia um contrato com o cliente!

Têm o previlégio...

...de estar a ler o blog da única pessoa que, depois de ter sido despedida, continua a trabalhar (de livre vontade) até às 10 da noite!
Chamem-me nomes!
Batam-me!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Comunicado

Venho por este meio comunicar, publicamente, o meu pedido de desculpas aos meninos e meninas que me têm aturado nos últimos dias.
Peço desculpa pelas cenas a roçar o histerismo, pelas irritaçõezinhas estúpidas, pelas perdas de controle descabidas, pelas respostas exaltadas e por outras fases de lentidão mental.
Na última semana estive em pleno período de "Tás Parva, Mulher!" mas já acabou! Voltei ao normal (pelo menos espero...).
Aproveito também para agradecer a vossa infinita paciência e controlo. Nestas alturas, até eu tenho vontade de me esbofetear.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Chegou a época dos pensos rápidos...

e das bolhas nos pés!