sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Limõezinhos

Photo by Miguel Tnent in http://olhares.aeiou.pt/a_mercearia_foto1902508.html


As memórias de infância podem vir-nos à cabeça nas alturas mais disparatadas e por motivo nenhum.
Hoje foi o caso. A caminho do trabalho lembrei-me do Sr. Ventura.
O Sr. Ventura tinha uns óculos de massa e quando saía no seu Renault 5 bege punha sempre o chapéu. O Sr. Ventura era o dono da mercearia da minha rua. Daquelas mercearias de bairro que vendiam tudo. De feijão a chinelos, de azeite a filtros de café, de panelas a bacalhau, de fruta a vinho à pressão havia de tudo.
Quando éramos requisitadas para ir ao Sr. Ventura buscar qualquer ingrediente que faltasse para o jantar daquele dia fazíamos sempre a mesma pergunta: "podemos comprar limõezinhos?".
E os nosso olhos brilhavam só de pensarmos nos rebuçados!

Hoje, em pleno vale do Jamor, os meus olhos devem ter voltado a brilhar quando me lembrei do sabor dos rebuçados em forma de limão.

2 comentários:

Vera Dias António disse...

Até me arrepiei, pá. Sabes que onde moro agora (fora da vila) há 2 cafés, uma mercearia onde é costume haver coisas com a validade passada, uma loja que vende roupa, panos e tolhas para bordar e flores de plástico e há.... tchanan.... uma mercearia dessas que tem de tudo. É estupido dizer isto e viver no interior mas já não há lojas destas e ali há. Adoro ir lá.

Anónimo disse...

aaaaaaaaaaiiiiii que saudades do sr ventura e dos limoes!!! Quero voltar a ter 5,6 ou 7 anos...não mais que isso! quero voltar a comer reboçados sem pensar nos meus dentes, quero vestir a camisa de dormir da mãe e ter a certeza absoluta que é um vestido de uma princesa....